quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Afaste o AVC

Conhecido como Acidente Vascular Cerebral, o AVC ou derrame, é causado pela interrupção de sangue no cérebro, seja por causa do entupimento dos vasos, seja por causa do rompimento dos mesmos. Geralmente acomete os pacientes de forma súbita e, quando não é fatal, corre-se o risco de trazer sequelas que afetam a fala, a locomoção e até mesmo a capacidade cognitiva de quem a sofre.
Os fatores de risco são variados, como histórico familiar, envelhecimento, que não podem ser prevenidos, e outros como pressão alta, diabetes e obesidade, que podem ser evitados. Especialistas indicam que, para prevenir o AVC é preciso “cortar”: tabagismo; consumo de bebidas alcoólicas; ingestão demasiada de sal, gordura e açúcares; sedentarismo etc.

Praticar atividade física e controlar o peso estão entre os principais hábitos que devem ser inseridos no cotidiano de quem quer prevenir o AVC. E quem pensa que apenas os idosos correm o risco de sofrer o problema, está enganado: dados do Datasus, o banco de dados do Ministério da Saúde, divulgados em janeiro de 2013 indicam que, entre os anos de 1998 e 2007 houve um aumento de 64% nas internações causadas pela doença entre homens de 15 a 34 anos e de 41% entre as mulheres com a mesma idade.

A ingestão de alimentos ricos em fibras e pobre em gorduras é fundamental para reduzir as chances de sofrer um AVC. Os ácidos graxos (ômegas 3, 6 e 9) também são aliados da saúde, já que ajudam a acelerar o metabolismo, favorecendo a queima de calorias e a redução do colesterol LDL (mal colesterol), além de proteger o sistema cardiovascular. Os óleos de chia, cártamo e coco fornecem a combinação ideal para quem precisa se cuidar e podem ser encontrados tanto em cápsulas quanto em farinha (linha Transcend), promovendo a versatilidade de seu consumo para pessoas com diferentes estilos de vida. Invista em saúde: invista em MultiÔmegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário